AGTKF no 31 Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu.
Foi realizado no Ginásio da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) em Brasília-DF, o 31 Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, primeira competição nacional pós pandemia teve uma alta adesão com atletas de todos os estados do país. Categorias disputadas com um bom número de atletas marcou a competição.
A Equipe da Assoc. Garra de Tigre/SEMEL/Ecovita participou com atletas de seus núcleos em três estados, São Paulo, Santa Catarina, Piauí mais o Distrito Federal. Destes, apenas os dois atletas de Bauru subiram no pódio.
Evellyn Silva, na categoria Sanda até 60kg conquistou o Bicampeonato em seu último ano de juvenil e agora deve dar uma pausa para tratamento de uma lesão no joelho, antes de retornar as competições. Mesmo sendo seu último ano como juvenil, Evellyn deve ser convocada para os treinos da Seleção Brasileira, onde será testada com as lutadoras da categoria adulta. Richard Leutz em sua volta a competições nacionais obteve medalhas nas duas categorias que disputou, prata em mãos livre (Hung Gar) e bronze na categoria Dao (Facão Chinês). O atleta também deve reintegrar a Seleção Nacional de Taolu Tradicional em 2022, que terá como objetivo formar uma equipe para os próximos eventos internacionais.
A Equipe da AGTKF tem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo e da Ecovita Construtora e Incorporadora.
Assoc. Garra de Tigre de Kung Fu
Hung Gar 洪家
O Hung Gar Kyun (洪家拳), é um estilo de kung fu desenvolvido no século XVIII, em meio a repressão imposta pela Dinastia Qin, seu nome, que significa "Família Hung", vem de duas características básicas, o fato do nome de um de seus patriarcas Hung Hey Kun, a cor vermelha ("Hung") das calças e canoas dos pescadores que faziam parte desta "Família". O nome foi desenvolvido com o intuito de esconder as atividades rebeldes do grupo. Várias histórias cercam o desenvolvimento deste, que é um dos principais estilos Sulistas, juntamente com o Choy Li Fa e o Wing Chun.
Na época da destruição do templo Shaolin de Fukien pelas tropas do imperador Yung Sin, qualquer pessoa ligada ao templo Shaolin era perseguida como rebelde e morta. Alguns monges escaparam da grande destruição, foram eles: Gee Sin, NG Mui, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak.
Os monges se espalharam pela China depois de queda do Templo. Eles continuaram a praticar Kung fu e treinar rebeldes com a esperança de expulsão dos invasores Qins. Um rebelde chamado Hung Hei Kung, sob a tutela do abade Gee Sin See (conhecendo-o no Templo Tai Fa Ti, na cidade de Guangzhou, em Cantão), desenvolveu suas técnicas e devotou sua vida a lutar contra os Qins e transmitir seus conhecimentos dentro dos moldes tradicionais.
Depois de ter treinado no Templo e escapado para a região sul da China, Hung adaptou o estilo que aprendera para as condições climáticas, geográficas e as estruturas corporais dos chineses do sul. Os chutes altos e rápidos, típicos do norte eram inapropriados para os habitantes do sul, que eram fisicamente mais baixos do que os do norte. O terreno instável e as precárias condições dos juncos chineses eram uma barreira adicional para o aprendizado do tradicional kung-fu de Shaolin, no sul do país.
Infelizmente, o número de rebeldes nunca foi tão grande que permitisse derrotar a Dinastia Qing. Hung foi perseguido e teve que refugiar-se nas casas de Ópera chinesa, onde começou a ensinar suas técnicas.
Grão Mestre Lam Sei Wing
Finalizada a Revolução Chinesa, muitos mestres emigraram junto com os partidários de Chan Kai Check, fugindo do exército comunista, refugiando-se em Taiwan e Hong Kong. Nos últimos cem anos, em Cantão, região Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável. Por alcançarem grande fama, chegaram a serem conhecidos como os “Dez Tigres de Cantão”. Dentre eles, cinco eram mestres de Hung Gar : Tií Kiu San, Sou Rak Fuú, Sou Rak Jií, Wong Lin e Wong Fei Hung.
Wong Fei Hung levou o Hung Gar a Hong Kong e treinou seu sobrinho, o açougueiro Lam Sei Wing. Este, por sua vez, passou seus ensinamentos para seu sobrinho Lam Jo (Lam Cho), falecido em 2012 aos 104 anos.
A escola do estilo Hung Gar baseia–se nas técnicas dos Cinco Animais (Tigre, Dragão, Garça, Leopardo e Serpente), com ênfase particular no Tigre e Garça, além dos cinco elementos (madeira, ouro, água, fogo e terra). Tradicionalmente, o aluno deve primeiramente adquirir uma postura sólida: durante seis meses, no mínimo, ele deve praticar a posição e postura árdua do Cavalo, mantendo-a quarenta e cinco minutos por dia. Um antigo provérbio sintetiza a necessidade da postura do Cavalo dizendo: “Antes que você aprenda a subjugar outros, você tem que aprender a ficar de pé”. No final deste, não só as pernas do aluno estão mais fortes, como seu centro de gravidade está mais baixo, tornando-o um obstáculo imóvel para um homem normal. Além desse treinamento, o aluno deve estar desenvolvendo sua energia interior chamada Chi Kun, (“controle de Energia”) tradicional nesta escola. Ser forte fisicamente não é exatamente o bastante. Desenvolver o Chi é considerado muito superior. Assim como ser altamente valorizado pelo seu aspecto saudável. Então aquele que esteja interessado em aprender Kung-fu Shaolin tradicional está disposto a uma enorme quantidade de trabalho, combinado com um extenso programa de exercícios físicos. Considerada por muitos especialistas, como a linhagem mais pura do estilo, a da Família Lam, representa diretamente os conhecimentos ensinados pelo famoso Wong Fei Hung. No Brasil, Sifu Richard Leutz é aluno direto do Grão Mestre Lam Chun Sing, representando a tão importante família, no País.
Principais características : O Hung Gar caracteriza-se por utilizar técnicas simples, com uma base de pernas muito forte, destacando o uso das técnicas de mão ( palmas, garras e punhos ), a constante utilização do antebraço e a canela tanto para defesa quanto para o ataque, o uso das técnicas de pernas fortes e rápidas, técnicas de quebramento quando há oportunidade. Sua principal característica é a utilização do ataque e defesa ao mesmo tempo. O estilo se tornou famoso, entre outras, nas seguintes características:
“Cavalo de 1000 quilos”. Técnica de aperfeiçoamento da Posição do Cavalo (Ma Pou); diziam que para mover quem dominava essa técnica seria como mover 1000 quilos.
“San Sing, ou “bloqueio de Três Estrelas”. Esta é uma técnica que faz do praticante Hung Gar Ter antebraços extremamente resistentes a impactos, por condicionamento dos ossos, vasos sanguíneos, músculos e tendões. Permite que o praticante defenda golpes machucando o adversário sem se machucar.
Mo Ying Guek, ou “Chute Que Não Sai Da Sombra”. Este chute foi desenvolvido pelo mestre Wong Fei Hung. O nome se deve ao ataque ser feito com uma perna à mostra do adversário com extrema rapidez, sendo que esta perna aparentemente não atacaria, por isso o nome.
Kiu Sao, ou “Mãos de Ponte”. Técnica que dá as mãos uma inacreditável firmeza e estabilidade. Um grande mestre nesta técnica foi Tid Kiu San (Ponte de Ferro), que uma vez resistiu a força de três homens agarrados a cada um de seus braços.
Wong Fei Hung é considerado um herói dentro do Kung-fu chinês, sua fama espalhou-se por toda China e seus feitos foram imortalizados em vários filmes.