AGTKF no 31 Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu.
Foi realizado no Ginásio da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) em Brasília-DF, o 31 Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, primeira competição nacional pós pandemia teve uma alta adesão com atletas de todos os estados do país. Categorias disputadas com um bom número de atletas marcou a competição.
A Equipe da Assoc. Garra de Tigre/SEMEL/Ecovita participou com atletas de seus núcleos em três estados, São Paulo, Santa Catarina, Piauí mais o Distrito Federal. Destes, apenas os dois atletas de Bauru subiram no pódio.
Evellyn Silva, na categoria Sanda até 60kg conquistou o Bicampeonato em seu último ano de juvenil e agora deve dar uma pausa para tratamento de uma lesão no joelho, antes de retornar as competições. Mesmo sendo seu último ano como juvenil, Evellyn deve ser convocada para os treinos da Seleção Brasileira, onde será testada com as lutadoras da categoria adulta. Richard Leutz em sua volta a competições nacionais obteve medalhas nas duas categorias que disputou, prata em mãos livre (Hung Gar) e bronze na categoria Dao (Facão Chinês). O atleta também deve reintegrar a Seleção Nacional de Taolu Tradicional em 2022, que terá como objetivo formar uma equipe para os próximos eventos internacionais.
A Equipe da AGTKF tem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo e da Ecovita Construtora e Incorporadora.
Assoc. Garra de Tigre de Kung Fu
Shuai Jiao 摔角
Provavelmente a mais antiga manifestação de luta, datando mais de 4.000 anos, o Shuai Jiao é derivado do Chiao Ti, uma luta sangrenta, onde os oponentes utilizavam capacetes elaborados, parecidos com Chifres. As palavras “Shuai” e “Jiao” literalmente significam respectivamente “lançamento” e “chifres”. Nesta época, as lutas ainda eram bem primitivas, tendo a força física seu principal fator. Com o tempo, as técnicas de projeção foram sendo aperfeiçoadas até chegar na grande variedade que temos hoje. Assim como o Sanda, o Shuai Jiao teve regras e níveis de graduação elaborados. Foi incorporado as competições de Wushu e é extremamente popular na China. Frequentemente vemos nos canais locais chineses, as lutas de Shuai Jiao como atração, seja em eventos esportivos ou mesmo em programas de auditório. As aulas estão disponíveis apenas na cidade de Bauru. Para quem pratica Sanda ou mesmo o Wushu tradicional, é de suma importância o aprendizado em Shuai Jiao, pois sua variabilidade técnica em luta passa a ser muito superior.